UNIVERSO DAS ESTRELAS




As estrelas são enormes corpos celestes - entidades gasosas com uma variedade de massas, tamanhos e temperaturas.
Estima-se que existam 100 bilhões de estrelas no Universo! Há milhares de anos, o homem tem identificado e colocado nomes em constelações estelares.
O Sol é o astro mais próximo da Terra, o único visível durante o dia e parece um grande e redondo disco no céu. As outras estrelas estão tão longe de nós que só cintilam no céu à noite.
Esse brilho é causado pela distância que estão de nós e pelo efeito da atmosfera no nosso planeta.



Sirius












































Sirius é conhecida como a Estrela do Cão porque está localizada na constelação Canis Major (Cão Maior).
Está a 8,7 anos-luz da Terra e só podemos vê-la porque é a maior e a mais brilhante no céu.
Sirius é duas vezes maior e vinte vezes mais brilhante do que o Sol, podendo ser vista em qualquer lugar do planeta Terra. É uma estrela binária, o que significa que tem uma companheira - estão juntas pela gravidade. A outra estrela, Sirius B, é também conhecida como “The Pup” (“Filhote de Cachorro”).


Canopus

Canopus (Alpha Carinae) é a estrela mais brilhante ao sul da constelação de Carina.
Acredita-se que seu nome foi dado em homenagem ao comandante da nau que partiu com o exército grego para a batalha em Tróia.
Antes da era espacial, era difícil calcular a distância de Canopus. Originalmente, acreditava-se que estava há 1.200 anos-luz da Terra. Atualmente sabe-se que é a estrela mais poderosa numa área de 700 anos-luz.
Ela é uma estrela supergigante, 15.000 vezes mais brilhante do que o Sol e a segunda mais brilhante no céu. Seu brilho branco-amarelado poderia ser visto mais cintilante se ela não estivesse há 310 anos-luz de distância do nosso Sistema Solar!
 

Alpha Centauri

Há 4,4 anos-luz de distância,  o Alpha Centauri é o sistema estelar mais próximo do nosso Sistema Solar.
É formado por três estrelas, e a Proxima Centauri, a mais próxima da Terra, é a menos brilhante de todas. Alpha Centauri A e B são estrelas binárias, separadas por uma distância 23 vezes maior do que a distância entre a Terra e o Sol.
Alpha Centauri A, também conhecida como Rigil Kentaurus, é a estrela mais brilhante da constelação de Centaurus e a quarta estrela mais brilhante no céu noturno.
O Alpha Centauri só pode ser visto da Terra no hemisfério Sul.
 
Arcturus
Arcturus é a estrela mais brilhante no hemisfério Norte. Embora emita 180 vezes mais energia do que o Sol, ela parece somente 110 vezes mais brilhante, pois grande parte da luz que emana é infravermelha e invisível ao olho humano.
Arcturus está a 37 anos-luz de distância de nós e poderia ser uma estrela binária, mas sua companheira é vinte vezes menos brilhante e muito difícil de ser vista. 
Arcturus possui o mesmo nome do antigo grego Arktouros, que significa “guardião do urso”, porque é a estrela mais brilhante próxima às Ursas Maior e Menor.































































Nenhum comentário:

.

.

Rosa negra no mundo!


contador visitas flash